O Patusco da Família Vasconcelos Guimarães

Os Vasconcelos Guimarães, tradiconal família de foliões de Olinda, saem nos dias de carnaval agitando as ladeiras desde 1962. A presença dessa família nos dias de Momo passou a ser aguardada por todos que costumavam brincar na Capital da República. As máscaras e fantasias sempre muito criativas e, claro, a alegria que os tambores transmitiam eram contagiantes.

Foi então que, no Carnaval de 1972, a Empresa de Turismo do Estado (Empetur) resolveu organizar um grande concurso de fantasias. Na época, os seguidores e membros dessa grande festa, que queriam estar com aquela família, resolveram se fantasiar de Pato. O que não contavam era com a necessidade de o grupo, que se candidata-se ao concurso, ter um nome. Eis que surge o PATUSCO.

Desde então PATUSCO virou sinônimo de Carnaval, de festa e de farra. Depois, com o tempo, a família Vasconcelos Guimarães foi crescendo e tomando forma, virou a própria família Patusco, que todos os anos arrasta milhares de pessoas pelas ladeiras de Olinda.

Pernambuco por já não se satisfazer com os batuques desse bloco apenas no Carnaval, hoje chama o Patusco onde que quer que seja, e quando quer que seja. Das cidades mais distantes à própria Olinda, casa do Bloco, não se concebe uma boa festa sem os repiques e tantans dessa agremiação.~

Confira o vídeo:

Deixe um comentário